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Nesse artigo você vai aprender quais são os principais tipos de artigos científicos que existem atualmente, suas principais características, e a diferença entre eles.
Você pretende escrever aquele seu artigo científico engavetado, e não sabe por onde começar?
Ou ainda, tem dúvida sobre qual é o melhor tipo de artigo para publicar a sua pesquisa?
Então não deixe de conferir esse artigo até o final. Combinado 🙂
Antes de mais nada é importante inicialmente você ter o conceito sobre artigo científico bem claro na sua cabeça.
Mas o que é um artigo científico?
De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003), o artigo científico pode ser definido como:
“publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Portanto, o artigo científico nada mais é do que um texto que possui uma estrutura específica, onde você vai escrever, além da teoria do seu trabalho, os métodos, e quais foram os resultados obtidos com essa pesquisa.
Ele por sua vez pode ser de vários tipos: artigos originais, artigos de revisão, estudo de caso, relato de experiência.
Só lembrando que esses são os mais comuns, e normalmente aqueles aceitos por revistas científicas, porém existem outros tipos.
No entanto nesse artigo eu vou focar apenas nesses quatro tipos, me acompanhe.
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Características gerais do artigo original
O artigo original é caracterizado como um texto inédito oriundo de pesquisa científica, na área ou subáreas e temáticas de interesse do pesquisador.
Podem ainda ter-se originado de trabalhos acadêmicos e científicos, trabalhos apresentados em congressos científicos, mas nunca ser (total ou parcialmente) iguais a esses.
Em suma é aquele que foi originado de uma pesquisa experimental ou outro tipo de pesquisa científica.
Como por exemplo da observação de um problema ao longo de um tempo determinado.
Neste caso, os resultados devem ser originais e destinados exclusivamente para publicação de uma revista específica.
Desse modo, não tendo sido submetido ou publicado integralmente em nenhum outro meio de divulgação.
Mas perceba os resultados devem ser inéditos, ou seja vai ser a primeira vez que esse resultado será observado, e é isso que caracteriza um artigo original.
Artigo científico de revisão
Por outro lado o artigo de revisão apresenta um estudo mais aprofundado sobre determinado tema, por meio de pesquisa bibliográfica.
Cujo o objetivo é estabelecer um debate entre as ideias dos autores pesquisados e destas com as do(a) autor(a) do artigo.
Em outras palavras é uma síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação de dados bibliográficos pertinentes.
Assim, os artigos de revisão, por sua vez podem ser de três tipos:
- Revisões narrativas,
- Revisões integrativas e
- Revisões sistemáticas.
Como resultado, cada um deles apresenta critérios de coleta e análise distintos.
Revisão narrativa
As revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado.
Todavia não precisam apresentar com detalhes as fontes consultadas ou a metodologia utilizada para buscar as fontes de referência.
Os pesquisadores selecionam os trabalhos consultados de acordo com o ponto de vista teórico, e o contexto do tema abordado.
Portanto, não existe um critério explícito e sistemático para a busca e análise crítica das evidências.
Em resumo, a busca pelos estudos não é ampla, e a seleção dos artigos bem como a interpretação das informações podem ficar sujeitas à subjetividade dos autores.
Por isso, não costuma ser muito utilizada por pesquisadores.
Revisão integrativa
As revisões integrativas se preocupam em fornecer informações mais abrangentes sobre um tema.
Podem ser utilizadas para revisar teorias, propor conceitos e identificar lacunas de pesquisa.
Esse tipo de artigo adota uma metodologia utilizando buscas por fontes de referência específicas.
Ou seja, o material analisado pode incluir tanto estudos originais, como revisões teóricas e estudos de casos.
Revisão sistemática
As revisões sistemáticas se preocupam em selecionar estudos experimentais (artigos originais), que depois serão analisados criteriosamente.
O levantamento das publicações é realizado em bases de dados de maneira planejada e controlada, e os resultados são selecionados e avaliados conforme os critérios pré-estabelecidos.
Em síntese, revisões sistemáticas são reprodutíveis e tendem a ser imparciais, enquanto revisões narrativas costumam ser parciais, representando a visão dos autores sobre os tópicos.
Dessa forma, a revisão sistemática tem em sua metodologia diversas estratégias, e pode ser com ou sem metanálise.
Entenda o que é metanálise
O termo metanálise caracteriza-se por ser um método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente.
Em suma, a metanálise consiste em um procedimento estatístico que combina os resultados de cada estudo, para obter uma estimativa global, possibilitando a análise das fontes de heterogeneidade.
Estudo de caso
Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam.
Também chamado de caso de estudo, essa estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas áreas das ciências humanas e da saúde.
Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.
Estudos de caso podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias.
E dados obtidos por outros métodos, reforçando sua fundamentação e conferindo credibilidade ao trabalho acadêmico.
ATENÇÃO: Os atributos indispensáveis nos relatos de caso são: consistência; sistematicidade e periodicidade de acompanhamento; registro detalhado; período de médio a longo prazo de experiência.
Relato de experiência
Nesse tipo de trabalho, o desafio é descrever uma vivência relevante para a área, e que contribua com futuros estudos.
Podem ser elaborados por graduandos, graduados e pós-graduandos, de maneira autônoma ou à pedido dos professores universitários, ou mesmo para publicar em eventos e/ou revistas científicas.
Em resumo, é um tipo de artigo oriundo de uma experiência realizada em espaços formais ou não formais.
Como exemplo, podemos destacar:
- Experiência de estágio supervisionado;
- Vivência de uma monitoria acadêmica;
- Projetos educacionais desenvolvidos ao longo do ano letivo,
- As feiras de ciências,
- Os eventos escolares,
- As práticas inclusivas, entre outras.
Normalmente, os relato de experiência são publicados em revistas científicas, por estudantes e profissionais que atuam em diversas áreas, tanto na educação formal, quanto não-formal.
Qual a finalidade de um artigo científico do tipo relato de experiência?
O relato de experiência tem a finalidade de descrever uma experiência vivida que pode contribuir com a construção de conhecimento na área de atuação.
A vivência é sempre descrita com detalhes e de modo contextualizado, de forma à estruturar o seu aporte teórico.
O relato de experiência não precisa necessariamente abordar apenas experiências positivas, muito pelo contrário.
É interessante que ele exponha, com objetividade, as dificuldades enfrentadas e os caminhos para resolver os problemas.
Essas considerações devem, de alguma forma, contribuir com o trabalho de outros pesquisadores da área.
Sumarizando
Em suma, os artigos científicos podem ser do tipo original, estudo de caso, relato de experiência e de revisão.
Os artigos de revisão bibliográfica, por sua vez pode ser subdividido em: revisão narrativa, integrativa e sistemática (com ou sem metanálise).
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Profa. Sumária Silva
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