Como elaborar um pré-projeto para seleção de mestrado- Passo a passo

Reading time: 12 minutes

Olá acadêmico! Neste artigo eu vou te explicar o passo a passo sobre como elaborar um pré-projeto de pesquisa, para seleção de mestrado, seja ele acadêmico ou profissional.

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação ainda esse ano. Não deixe de conferir até o final.

Mas antes de iniciarmos é importante você saber que nem todas as seleções, para ingresso no mestrado exigirão a elaboração de um pré-projeto ou anteprojeto, no ato da inscrição.

Cada programa de pós-graduação é diferente e consequentemente apresenta etapas distintas.

DICA: Sempre ler os editais de seleções anteriores, assim você não terá surpresas, especialmente quanto às etapas.

Agora vamos lá para o passo a passo de como elaborar um pré-projeto para seleção de mestrado.

Passo 1- Leia o edital de seleção

A leitura do edital de seleção é essencial, pois é lá no edital que estarão todas as instruções necessárias para a elaboração do pré-projeto ou anteprojeto de pesquisa.

Informações importantes, tais como: o número mínimo e máximo de páginas, regras de formatação (tipo de fonte, tamanho da letra, margens, espaçamento), normas para referências e os tópicos obrigatórios.

Ressalto ainda que, os itens mencionados anteriormente poderão ser decisivos, tanto para sua aprovação, quanto para a sua eliminação, durante o processo de seleção.

Por isso, cuidado!

Mas calma! Para nossa alegria, normalmente é disponibilizado um templete, contendo os itens obrigatórios que devem constar no pré-projeto, são eles:

  1. Capa
  2. Folha de rosto (Nome da Instituição, título do pré-projeto, linha de pesquisa de interesse do candidato no programa e data);
  3. Resumo e palavras-chave;
  4. Introdução e/ou Justificativa;
  5. Problema de pesquisa;
  6. Objetivos (geral e específicos);
  7. Fundamentação teórica;
  8. Metodologia;
  9. Resultados esperados e/ou exequibilidade;
  10. Cronograma de atividades;
  11. Referências

Só lembrando que, esse pré-projeto servirá para você participar da seleção do mestrado, provavelmente ele será alterado, uma vez que você conseguir ingressar.

Portanto o pré-projeto poderá sofrer alteração total ou parcial, dependendo do orientador.

Isso é normal! Fica tranquilo(a)!

Outra coisa importante. Não deixe para escrever o pré-projeto na última semana de inscrição.

Figura 1. Evite procrastinar durante a escrita do seu pré-projeto.
Figura 1. Pare de procrastinar! Pare de deixar para depois o que você pode fazer hoje.

Esse é um erro que muitos candidatos cometem.

A escrita de um pré-projeto envolve muita leitura, releitura, escrita, correções, e isso demanda tempo.

Por isso, pare de procrastinar! Pare de deixar pra depois! Vença a procrastinação!

Clique aqui e acesse um curso on-line, que poderá te ajudar a parar de procrastinar.

Depois que você leu atentamente o edital, vem o passo 2.

Passo 2- Escolher o(a) orientador(a)

A escolha do orientador é determinante para todos os outros passos, pois uma vez definido isso, você também definirá o seu tema e problema de pesquisa.

Quando a seleção apresenta diversas etapas, a escolha do tema e posterior definição do problema de pesquisa fica mais restrito aos interesses do orientador, do que do próprio orientando.

E portanto, você deve escolher o orientador que mais se identifica, em termos de linha de pesquisa.

Dessa forma, você vai precisar analisar o currículo Lattes de cada professor disponível para orientação, naquela linha de pesquisa previamente escolhida por você.

Figura 2. O orientador deve ser escolhido com antecedência.
Figura 2. Como escolher um orientador a distância?

Sim! Você vai escolher o seu orientador a distância mesmo.

Ao não ser que já o conheça dos corredores da instituição.

Se não vai precisar analisar os currículos Lattes de cada um deles.

Para te ajudar nesse processo vou listar aqui algumas critérios de escolha, que devem ser levados em consideração, são eles:

  1. Disponibilidade de tempo para orientar, aqui você já descarta aqueles que tem muitos alunos;
  2. Se o orientador publica com os seus alunos, com regularidade;
  3. Se o orientador tem projetos de pesquisa, ensino e extensão vigentes;
  4. Se o orientador tem orientandos de iniciação científica, mestrado e/ou doutorado;
  5. Tempo de defesa dos ex-alunos, dentre outros fatores.

Após analisar o currículo do orientador, você vai se basear nos trabalhos anteriores e vigentes dele, para definir o seu tema e delimitar o seu problema de pesquisa.

Passo 3- Definir o tema e delimitar o problema de pesquisa

Após analisar o currículo do orientador pretendido é inteligente da sua parte, que você escolha um tema relacionado com as pesquisas, que ele já realizou ou realiza atualmente.

Por isso é importante verificar os últimos trabalhos publicados por ele, e os temas das dissertações dos atuais alunos.

Quando menciono últimos trabalhos publicados e atuais alunos, eu me refiro aos últimos 5 anos.

Assim, você terá uma noção da temática que deverá escolher e posteriormente delimitar o seu problema de pesquisa.

Em relação ao seu problema de pesquisa, ele consiste na pergunta norteadora da sua pesquisa.

E portanto, deve ser bem claro e objetivo, e bem fundamentado teoricamente.

Dessa forma, a definição do tema e do problema devem estar alinhados com os interesses do programa de pós-graduação, bem como do orientador escolhido.

Se você quiser ser aprovado!

O passo seguinte é definir os objetivos do pré-projeto de pesquisa.

Passo 4- Definir os objetivos

A maioria dos editais solicitam também a elaboração dos objetivos do pré-projeto de pesquisa.

E aqui cabe ressaltar que devem ser inseridos, tanto os objetivos geral, quanto os específicos.

Mas qual a diferença entre eles, prof.?

Pois bem, o objetivo geral consiste na ideia central do problema que você pretende resolver.

Já os objetivos específicos são aqueles que vão te auxiliar na resolução desse objetivo geral.

Recomendo inserir, no máximo três objetivos específicos.

Só lembrando, sempre iniciar cada objetivo com um verbo no infinitivo.

E no caso do objetivo geral inserir apenas um.

Não esqueça é um objetivo por pesquisa, por projeto.

Não prometa o que você não pode cumprir!

Definido os objetivos agora é a hora de buscar material para escrever sua fundamentação teórica.

Passo 5- Escrever a fundamentação teórica

O tópico de fundamentação teórica, ou revisão bibliográfica é a parte que você vai mais escrever no pré-projeto.

Mas, atenção para o uso das referências principais, que tenham relação com tema que você escolheu para pesquisar.

Se você não citar os principais autores relacionados com a sua temática, a banca vai perceber a sua falha, e isso poderá ser ruim para você.

Além disso, citar os principais estudiosos da área mostra conhecimento, e maturidade acadêmica e é isso que a banca quer ver do candidato.

Figura 3. Pesquisar referências sobre seu tema de pesquisa.
Figura 3. Usar somente as referências consultadas.

Nesse tópico você deverá escrever do geral para o específico, ou seja iniciar o texto com a temática abrangente e depois ir afunilando ao longo do texto.

Até chegar no seu problema de pesquisa e foco de estudo do seu pré-projeto.

Você dividirá o texto em tópicos e subtópicos, para facilitar a leitura e o texto ficar melhor distribuído, com coerência e coesão.

Depois de escrever a fundamentação teórica você certamente terá um maior know-how sobre o tema escolhido.

E poderá ter uma melhor noção de como desenvolverá sua pesquisa.

Por isso, o próximo passo é escrever a metodologia.

Passo 6- Escrever a metodologia

Aqui nos procedimentos metodológicos ou simplesmente  metodologia, você apresentará como o trabalho será realizado.

Seja por etapas, momentos, processos, técnicas utilizadas, dentre outros detalhes.

Nesse tópico, é importante identificar o tipo de pesquisa, quanto à sua abordagem, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos.

Além disso, se for uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, deve-se identificar quem serão os sujeitos da  pesquisa, local de estudo, a faixa etária dos indivíduos, motivo de escolha.

E ainda, quais as ferramentas de coleta e como serão realizados as análise de dados.

Isso é extremamente relevante e não deve ser esquecido.

Depois da metodologia você poderá escrever a sua introdução e/ou justificativa.

Passo 7- Escrever a introdução e/ou justificativa

Em relação a introdução você vai colocar importância do seu trabalho, descrita em no máximo duas páginas.

É o suficiente!

Você deve-se perguntar sobre:

  1. Por que que é importante estudar esse assunto?
  2. Qual a lacuna que precisa ser resolvida?
  3. Qual a relevância social, acadêmica e científica dessa pesquisa?

O importante é você ser sucinto e objetivo.

Uma dica! Usar a questão problema para guiar toda a escrita da sua introdução. Como assim, prof.?

Você irá descrever quais foram as motivações que levaram a escolher o problema de pesquisa.

Foi inspiração pessoal, profissional? Deixe isso bem claro. Enfim, mostrar o contexto da sua escolha.

Buscar ainda trazer a literatura, as referências que sustentarão essa sua escolha, mas não esqueça é o tópico de introdução, não precisa se estender tanto. ok

Logo em seguida você escreve os resultados esperados.

Alguns programas solicitam ainda a exequibilidade, ou seja a viabilidade de execução do seu projeto de pesquisa.

Passo 8- Resultados esperados

Neste passo você descreverá os possíveis resultados alcançados com o desenvolvimento da sua pesquisa.

Se resultará em impactos sociais, acadêmicos e científicos de uma comunidade, escola, grupo de pessoas.

Aqui é o momento de você literalmente prever o que sua pesquisa impactará se for realizada.

Mas você deve estar se perguntando, mas prof. eu nem realizei a pesquisa como vou saber?

Você deve pensar como um pesquisador!

A sua experiência com a pesquisa ainda é pouca, mas com todas as leituras realizadas sobre o tema para escrever o pré-projeto deve ter ajudado você a ter várias ideias. Né verdade!

Por isso, inspire-se nos trabalhos lidos, especialmente nas conclusões e perspectivas a que eles chegaram, para aí sim você inovar e fazer o que ainda não foi feito.

Passo 9- Resumo e palavras-chave

O resumo e as palavras-chave devem ser escritos por último.

Somente após concluir a escrita de todo o trabalho você terá uma noção geral e poderá escrever o seu resumo.

Em relação ao resumo do pré-projeto sugiro colocar os seguintes itens, escrito em parágrafo único:

  1. introdução (2- 3 linhas)
  2. problema de pesquisa (2- 3 linhas)
  3. metodologia (3- 5 linhas)
  4. resultados esperados  (3- 4 linhas)
  5. e conclusão (2- 3 linhas)

Já as palavras-chave limite-se a inserir no mínimo 3 e máximo 5, separadas por vírgula, ou ponto (verifique as normas de formatação). 

Elas devem ter relação direta com o seu tema de pesquisa.

Leia novamente o seu problema de pesquisa e objetivos, para elaborar as palavras-chave.

Use sinônimos e evite inserir abreviações e siglas.

Além disso, evite inserir “frases”, e sim no máximo um grupo de 2 palavras, por exemplo: Ensino de Ciências.

Passo 10- Elaborar o cronograma

Muita gente tem dúvida em relação ao cronograma de atividades.

Mas, não precisa pânico!

Ele simplesmente deve incluir as atividades que devem ser realizadas ao longo do período do mestrado, ou seja os dois anos

Se tudo ocorrer bem, na santa paz! O mestrado tem a duração de dois anos.

Contudo poderá se estender estender por mais alguns meses tá, mas geralmente são dois anos.

E o cronograma de atividades são aquelas atividades que você precisa fazer para  realizar o projeto.

Então você precisa fazer uma, revisão bibliográfica, você precisa ir a campo, você precisa coletar os dados analisar os dados, participar de congressos, escrever os artigos, a dissertação e por fim defender.

Se mesmo assim você ficou com dúvida, segue um vídeo que eu já publiquei no canal onde ensino o passo a passo de como elaborar um cronograma de pesquisa.

Clique aqui e confira.

Passo 11- Referências

E por último mas não menos importante você irá formatar as referências.

Aqui você deverá respeitar as normas exigidas no edital de seleção.

Normalmente as seleções seguem as normas da ABNTAssociação Brasileira de Normas Técnicas.

Ressalto que somente as referências consultadas deverão ser inseridas na lista de referências, ao final do pré-projeto.

Passo 12- Formatar o arquivo final

E finalmente após realizar várias leituras de refinamento, você fará a formatação de todo o arquivo do pré-projeto.

Ou seja, adequar às exigências do edital de seleção para ingresso o mestrado.

São elas:

  1. tipo de fonte;
  2. espaçamento (entre linhas, parágrafos)
  3. margens
  4. tamanho das letras
  5. divisão dos tópicos e subtópicos

E finalmente transformar em arquivo PDF. para evitar que o arquivo seja alterado e finalmente submetê-lo no ato da inscrição. Ufa!

Atenção! Geralmente é solicitado ao candidato não inserir o seu nome no arquivo final.

Por isso, tenha cuidado quanto a isso, pois você pode ser eliminado.

Agora é com você acadêmico!

Se você tiver dificuldade nesse processo de escrita, convido você a me acompanhar pelo meu canal do YouTube.

Por lá sempre publico vídeos relacionados com o mundo acadêmico e científico que poderá te ajudar.

PS. Profa. Sumária Silva

Beijinhos científicos!

Como citar este post

SILVA, Sumária Sousa. Como elaborar um pré-projeto para seleção de mestrado- Passo a passo. In: SILVA, Sumária Sousa. Blog Ciência em suma. 18 jul. 2022. Disponível em:https://cienciaemsuma.com.br/qual-e-a-estrutura-basica-de-um-artigo-cientifico/. Acesso em: dia mês. ano.

 

 

 

Deixe um comentário